Ricardo Monteiro brasileiro natural de Araraquara – SP teve seu primeiro contato com o rock e com a música quando ainda assistia as aulas do ensino fundamental no ginásio. Um dia um amigo lhe falava a respeito de uma banda chamada Rainbow e uma de suas músicas, Kill the King. Duas semanas mais tarde ele foi a casa de seu amigo e lhe fora mostrada a coleção de discos do pai de seu amigo que incluía bandas como Deep Purple, Led Zeppelin, The Doors, Black Sabbath, The Who, Jethro Tull, etc.
Após daquele contato inicial, Ricardo continuou a escutar aquele tipo de música a aos poucos ficou profundamente atraído pela guitarra elétrica. Havia ficado impressionado com certos efeitos na guitarra como por exemplo a distorção, e pela linguagem musical do rock executada por diferentes músicos de rock. No fim das contas tudo que ele falava era a respeito de bandas, de guitarras elétricas, e claro rock’ n roll. Sua paixão pela música se intensificou ainda mais até ter alcançado um ponto quando ele decidiu a aprender a tocar guitarra com professores locais onde aprendeu o básico como acordes, riffs, escalas, e também como trabalhar os efeitos na guitarra. Com esforço e dedicação ele gradualmente progredia.
Ricardo Monteiro sempre teve como meta sair de casa, explorar a vida e expandir os horizontes. Mudou-se pra São Paulo onde adquiriu experiência como professor de guitarra e como músico trabalhando como professor em várias escolas de música e atuando na noite paulistana com bandas de rock profissionais tocando covers durante o percurso de 10 anos. Como músico de rock, e apesar de ter nascido e crescido no Brasil, Ricardo Monteiro nunca foi influenciado por música tradicional brasileira. Seu fundo musical são na verdade gêneros de rock tais como Hard Rock com influência de Blues, Rock Clássico, Rock’n Roll, e Heavy Metal Tradicional. Devido a essas diferenças em cultura musical Ricardo decidiu mudar-se para os EUA, em Los Angeles na California a fim de estudar no Instituto dos Músicos (GIT) no ano de 2006.
Enquanto estudava no Instituto dos Músicos, Ricardo adquiriu mais experiência como guitarrista obtendo dicas e lições estando a serviço de clínicas de guitarra e de várias reuniões abertas de troca de idéias de orientação musical com nomes renomado tais como Scott Henderson, Marty Friedman, Guthrie Govan, Robben Ford, Jennifer Batten, Paul Gilbert, Greg Howe, Joel Hoekstra, Kiko Loureiro, Joe Bonamassa, George Lynch, e Bruce Kulick.
A experiência técnica de Ricardo Monteiro também vem de anos de estudo e da experiência como músico de performance, músico de estúdio, e professor de guitarra. Suas influências são muitas e inclui nomes como Jimmy Page, Tony Iommi, Ritchie Blackmore, Angus Young, Richie Sambora, Adrian Smith, Dave Murray, Vivian Campbell, Gary Moore, George Lynch, Bruce Kulick, Zakk Wylde, Slash, Doug Aldrich, Alex Beyrodt, Reb Beach, Billy Duffy, Fast Eddie Clarke, Billy Gibbons, Kenny Wayne Shepherd, e muitos outros.
Ricardo Monteiro é um músico dedicado e apaixonado que valoriza seu tempo e prioriza qualidade em seu trabalho em aulas e performances. Tendo disponibilidade para gravações, shows ao vivo, turnês, e aulas de guitarra.